Como limpar as orelhas dos cães
Como donos de animais de estimação, sabemos que manter as orelhas de nossos cães limpas é uma parte importante de seus cuidados. Mas limpar essas orelhas pode ser um desafio, se nossos cães não estão condicionados a aceitar a limpeza das orelhas, ou se não nos sentimos confortáveis fazendo isso.
Alguns cães naturalmente têm orelhas limpas e saudáveis e quase nunca precisam limpá-las, enquanto outros cães exigem limpeza regular das orelhas para evitar o acúmulo de sujeira que pode causar infecções de ouvido . Raças de cães com orelhas longas e pendentes , como Basset Hounds e Cocker Spaniels , estão entre as que apresentam maior risco de infecções de ouvido, mas todas as raças podem desenvolvê-las.
Verificar a saúde das orelhas do seu cão é algo que você deve fazer regularmente. Seu cão pode gostar de ter as orelhas esfregadas quando está saudável, mas se ele se afastar de você, elas podem ficar doloridas. Portanto, você pode começar a avaliar sua condição massageando suavemente as orelhas de seu cão.
Como saber quando as orelhas de um cachorro precisam ser limpas
Antes de usar o limpador de orelhas de cachorro , verifique se o seu cão realmente precisa de limpeza de orelhas. Limpar demais as orelhas do seu cão pode causar infecção e irritação, portanto, familiarize-se com a aparência de uma orelha limpa e saudável (rosa, sem cheiro e não suja ou inflamada) e cheiros (não com fermento ou fedorento), e limpe apenas quando você notar uma mudança.
Alguns cães requerem limpezas raras das orelhas, enquanto outros, como os predispostos a infecções de ouvido ou cães que passam muito tempo na água, podem precisar delas com frequência. O Merck Veterinary Manual recomenda que os canais auditivos sejam mantidos secos e bem ventilados usando adstringentes tópicos em cães que nadam com frequência e evitando que a água entre nos canais auditivos durante o banho.
Se você notar um odor suave ou ver que seu cão está balançando a cabeça mais do que o normal, provavelmente é hora de fazer uma limpeza. E se a orelha do seu cão parece vermelha e inflamada, cheira a fermento ou ele parece estar com dor, entre em contato com o veterinário. Esses sintomas podem indicar uma infecção de ouvido, pulgas ou ácaros da orelha ou alergias e requerem atenção médica. Limpar um ouvido infectado costuma causar mais danos do que benefícios.